Comunicado PS Algarve - Hospital Central do Algarve
ADIAR PELA SEGUNDA VEZ A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL CENTRAL DO ALGARVE PARA ATRIBUIR A GESTÃO CLÍNICA A PRIVADOS COMO QUER O PSD ALGARVE SERIA ERRO POLÍTICO INDESCULPÁVEL E IMPERDOÁVEL
O PSD Algarve quer condicionar a ministra da saúde e anuncia decisões que a própria não tomou.

O insólito aconteceu esta semana na comissão de saúde com o PSD Algarve a precipitar-se em comunicados onde afirmam o que a Ministra da Saúde não disse mas que os dirigentes do PSD Algarve, por capricho e razões puramente ideológicas, querem que o Governo faça.
Ora, justiça seja feita, a Ministra da Saúde não disse que o Governo ia lançar uma PPP para a gestão médica e clínica do novo Hospital Central do Algarve como o PSD Algarve pretende.
Seria até grave se o tivesse feito, porque nesse caso o Governo teria que deitar fora o plano funcional e o projecto do novo hospital que foi desenvolvido nos últimos dois anos pelo Partido Socialista e que ficou concluído na pasta de transição dos governos e que faz com que o concurso para a construção do novo hospital central do Algarve possa finalmente ser aberto.
A federação do PS Algarve exorta a Ministra da Saúde a resistir às pressões estritamente ideológicas do seu partido e, tal como fez para o novo aeroporto de Lisboa, aproveitar o trabalho efectuado pelo anterior Governo para abrir imediatamente o concurso internacional para a construção do novo Hospital Central do Algarve.
Não temos mais tempo a perder. Sra. Ministra da Saúde lance a construção do novo Hospital Central do Algarve.
O PSD parou em 2011 a adjudicação do novo hospital do Algarve. Esperamos que agora em 2024 o PSD não volte, pela segunda vez, a desistir da sua construção.
Quanto a eventuais futuras Parcerias Público Privadas para a gestão clínica da saúde dos algarvios importa que a Ministra da Saúde não se deixe condicionar pelos caprichos ideológicos do PSD Algarve.
A federação do PS Algarve sublinha que as respostas de saúde no Algarve, designadamente em matéria hospitalar, são integradas, respondendo de forma colectiva e solidária a todos os algarvios independentemente de viverem no centro do Algarve, no Sotavento ou no Barlavento.
Não admitiremos diferenciação na qualidade de cuidados de saúde entre os diferentes hospitais.
Importa, por isso, pedir ao Governo que esclareça se uma eventual Parceria Público Privada para a gestão clínica do novo Hospital Central do Algarve, como quer o PSD Algarve, incluiria também os hospitais de Portimão e de Lagos ou se teríamos um Algarve a duas velocidades e os algarvios com respostas de saúde diferentes consoante o local onde residem.
A federação do PS Algarve